sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O acto entre o Galo e a Galinha!

Muitos certamente se perguntam 'como raio decorre o acto sexual entre o galo e a galinha', essas aves maravilhosamete estúpidas e que voam, mas baixinho, muito baixinho.

Ora, em particular para uma certa e determinada pessoa que lançou a questão na mesa da última refeição do ano passado, e em geral para o quinteto e restantes habitantes do planeta Terra.


Na teoria:
As galinhas reproduzem-se através do contato sexual entre um macho e uma fêmea (fantástico!). O galo não possui pênis, mas um poro na cloaca por onde ejacula o esperma que se parece com uma espuma branca.
A cópula leva alguns segundos. O galo pode ou não realizar uma curta dança e então monta a galinha pisando-lhe as costas e segurando-a pela nuca com o bico (eu diria que era para o bicho não cair de costas durante o acto, mas pronto chamen-lhe dança!). Se a galinha o aceita, a cópula ocorre, ou seja ela ergue a cauda e o par une as cloacas, momento em que o macho ejacula e a fêmea recolhe o ejaculado. Após isso, o casal separa-se.



Eis a cloaca (observar ara onde aponta a setinha vermelha!!)

As células espermáticas do macho dentro da galinha seguem para um órgão chamado infundíbulo, onde ficam armazenadas aguardando a chegada de um óvulo maduro para a fertilização. Cada novo óvulo maduro pode chegar ao infundíbulo em intervalos de 24 a 72 horas, aproximadamente (CRUZES!).
No infundíbulo, o esperma pode permanecer viável por até um mês! No entanto, quando os galos não são mantidos com as galinhas todo o tempo, pelo menos uma cobertura semanal é aconselhável para a obtenção de ovos férteis. Ainda, na fertilização dos óvulos, funciona o sistema: o último que entra o primeiro que sai, assim, a grande probabilidade é de que todos os óvulos sejam fertilizados pelo último galo a ter contato sexual com a galinha, quando diversos galos o fizeram (é a loucura e a orgia em penas!).

Na prática
Na prática, quando se une um galo a um novo harém, espera-se duas semanas antes de colocar-se ovos para chocar. Um dos principais fatores que contribuem para isso, é que as vezes, as galinhas demoram um pouco a aceitarem o novo galo, o que não permite uma cruza eficaz.
Utilize um galo para até dez galinhas, embora possa ser mantido apenas um casal (monogamia, o que é isso? Um tipo de madeira caro?!?). O problema de manter um casal é que o galo pode acabar machucando a galinha por monta excessiva (lembrem-se das galihas depenadas da Gosthi.).

8 comentários:

Martinha disse...

Como eu adoro o galamento!!! Tenho q trazer umas fotos reais pra colocar aqui. Afinal, eu sei que ficaram curisos e querem conhecer os meus exemplares!! ;)

Adriano Silva disse...

Gostei da postagem, tirou minhas duvidas.

Unknown disse...

Porque em algumas vezes o galo morre ou desmaia não sei o certo depois da copula?

Unknown disse...

Boa tarde, entao: eu comprei uma galinha que já estava pondo, coloquei em meu galinheiro com meu galo para tirar raça, a pergunta é a seguinte; será que os últimos ovos será do meu galo?

Unknown disse...

Boa tarde! Troquei o galo do galinheiro... E gostaria de saber após quantos dias é que os ovos serão fecundados pelo novo reprodutor???
OBS: ELE JA ESTA CRUZANDO COM ELAS..
obrigado!

Unknown disse...

Meu galo é novo e não copula com as galinhas que já são mais velhas, será porque são velhas?

Unknown disse...

O texto responde sua pergunta. Prefiro te estimular a sua leitura .

Rômulo Vargas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.