segunda-feira, 30 de junho de 2008

Declaração de amor ao Sudoeste

Para mim, o cantinho mais bonito deste País: O Sudoeste, visto da Zambujeira do Mar.
O meu Alentejo, à beira mar. Para namorar, para descansar, para encher os olhos de coisas bonitas, obras primas da Natureza.

Finalmente, à segunda tentativa, lá encontrei a praia do Tonel. Bem escondida para poucos olhos humanos verem, não vão "eles" querer estragá-la a seguir... Para além de ser linda, encontrei lá uma das jóias do Parque Natural do Sudoeste e Costa Vicentina: Um casal de cegonhas a nidificar num penhasco em plena praia. Partilho convosco esta imagem maravilhosa. Um dos muitos presentes que o sudoeste me ofereceu desta vez.

Deambulando pelas falésias em volta destas areias em anfiteatro, só acessíveis a gente atlética (a descida para a praia é a pique, por um atalho ígreme improvisado) encontrei o que era dispensável. Centenas de sacos, garrafões e toda a sorte de plásticos e detritos humanos, prestes a resvalar para o mar. Sabe-se lá de onde vêm, trazidos pelo vento. O certo é que foram parar ali, para conspurcar o paraíso.





1 comentário:

Luísa disse...

Depois de passar dias a esfregar a mézinha caseira nos cotovelos por causa da dor causada pelas fotos expostas, finalmente me vi com coragem para escrever algo...
Fotos espectaculares (a cegonha 10x mais fotogénica que a fotógrafa, brincadeirinha!) e uma grande vontade de um dia também voar para esse belo sudoeste!