quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A ressacar há uma semana... De outra grande decisão


Houve um tempo em que as mulheres ficavam bem de cigarro na boca. E os homens também... Se fizerem uma busca de imagens da Marlene Dietrich na net, em 50% dos casos ela foi fotografada a fumar... Hoje, continua a haver gente que fica bem a fumar. Mas, hoje, também sabemos que fumar faz mal. Muito mal. E há algum tempo que, confesso, eu fumo envergonhada. Cigarros e MulherSemCabo já não condizem há uns anos...
Por isso, aproveitando uma valente constipação, que me provocou a tosse mais forte da minha vida (há duas semanas que não passa), decidi deixar de fumar.
Pode dizer-se que é a segunda tentativa. Fumo desde os 18. Da primeira vez, sobrevivi dois anos e meio sem cigarros, e foi nessa altura que vos conheci. Recaí mais ou menos quando o CECTA acabou. Lembram-se?

Pois bem. Agora decidi deixar de novo e já não fumo há 7 dias. E não é fácil. No entanto, tal como da outra vez, há uma coisa que me ajuda um pouco no meio deste atrofio de ansiedade que é deixar de fumar. Para mim, fumar não é um vício é um hábito. Sou tão compulsiva a fumar que, tal como sou capaz de fumar um cigarro atrás do outro, também passo bem sem fumar cigarro nenhum o tempo todo. É verdade. E para mim faz algum sentido... Não estou a ter ajuda nenhuma, nem comprimidos, nem adesivos de nicotina, nem acumpuctura. A única estratégia é NÃO FUMAR, inspirar e expirar profundamente sempre que tenho uma vontade ENORME de dar uma bafurada. E, a verdade é que sempre me acalmo... um pouquinho.
No quinteto os não fumadores dominam (e ainda bem) por isso, sei que é complicado acharem este post interessante. Mas, para mim, trata-se de uma decisão importante. Eu sou toda dada ao desporto, adoro ter hábitos saudáveis, adoro a natureza por isso, ser fumadora não faz sentido nenhum. Bom. Torçam para que a vossa amiga se aguente nas três primeiras e mais difíceis semanas. Uma já passou...

3 comentários:

Martinha disse...

É uma decisao muito importante!!!Uma decisao à altura da mulhersemcabo, que mais uma vez mostra a sua determinaçao!!! Fumar mata, vale a pena deixares de fumar!!!E no fim... vais sentir-te tao mas tao orgulhosa!!! FORÇA, amiga!!!

Lulu.Oui.c'est.Moi disse...

Inspirar e expirar ou atacar o bolo de bolacha mais próximo (se bem q eu ajudei a morfar, blushing blushing!)
Já sabia desta tua decisão e estou muito contente que a tenhas tomado!
Ip ip hurray p a MulhersemCabo!

O Professor disse...

Claro que já deves imaginar qual é a minha opinião!!! Sempre te dei nas orelhas! Apesar de difícil penso que tens todas as condições para conseguires superar esta nova etapa. No final vais ver que todo este esforço compensou! Força!!!

Jinhos :)