quarta-feira, 21 de maio de 2008

Precisamos de uma nova revolução...

;)

Esta semana, devem ter recebido, como eu, aquelas mensagens (por sms ou e-mail), apelando para que não se abasteça nas três grandes gasolineiras, nos próximos quatro dias. .. etc, etc.

Não sei o que vocês pensam mas, a mim, esta fantástica iniciativa revolta-me. É que, mais uma vez, mostra o medo que nós portugueses temos de nos manifestar nos tempos que correm. Correcção. Talvez não seja só medo. Acho que na verdade, como alguém me disse hoje, ao longo destes 30 anos de democracia, fomos formatados para só nos preocuparmos com o nosso umbigo. E, na verdade, acho que já não sabemos unir-nos para defender os interesses de todos. Se calhar, já não acreditamos que a união faz a força. Com honrosas excepções como a dos professores, referida já no blog. Somos o país europeu onde o associativismo é mais fraco.

Para encurtar caminho, o que me revolta é que propostas como o boicote das gasolineiras são ridículas, quando todos sabemos que, em Portugal, temos a gasolina mais cara da Europa devido à carga fiscal mais elevada da União sobre os combustíveis. Sobre a nossa gasolina recaem dois impostos: o dos combustíveis e o IVA ainda a 21% (também um dos mais altos da UE).

Isto sim é escândaloso! E mais escandaloso ainda é o nosso fabuloso e competitíssimo governo estar a chular o Zé Povinho desta maneira, num País que tem os salários mais baixos da Europa a 15, mas onde o custo de vida é semelhante ao de Espanha, e não muito diferente do existente na Alemanha.

O que eu acho, é que, em vez de estarmos com estas medidas tontas de boicotar as gasolineiras, devíamos era vir todos para a rua gritar, exigir que o governo deixe de financiar o país à custa deste escandaloso imposto automóvel. Porque o preço do petróleo não está para brincadeiras. Longe vai o tempo em que tanto imposto sobre ocombustível parecia não fazer mossa porque o petróleo era barato.

Mas, porque é que nesta hipótese, da revolta sair para a rua, ninguém fala? Porque é que continuamos apáticos e silenciosos quando quem manda faz tudo para nos f***r todos os dias? Se é verdade que quem cala consente, não estará na hora de GRITAR claramente NÃO!! ao que se está a passar neste País? Se não o fizermos, até onde é que eles ousarão espremer-nos, atrofiar-nos, reprimir-nos que é mesmo assim... ?

Eu não vou boicotar as gasolineiras. Se tiver que abastecer fá-lo-ei como normalmente. Queria era vir para a rua, com milhares de pessoas, milhões em todo o País, em Lisboa frente à Assembleia, nos outros distritos junto aos governos civis, exigir que o Governo baixe o imposto sobre os combustíveis, igualando-o ao que se paga em Espanha. Poderia ser que assim, ELES percebessem que não podem ser autoritários e fazer tudo o querem pois nós, afinal, ainda "mexemos", estamos fartos e, somos bem capazes de não votar Sócrates outra vez. BASTA DE ESTÚPIDOS!!!!!!! Basta!!!

Se tudo correr bem eu não vou precisar atestar nesses dias... mas se tiver q ser será... 3 dias sem abastecer nem deve fazer moça nos lucros das grandes companhias, porque uma vez que os carritos andam a derivados do petróleo e não a ar, o que será que irá acontecer nos dias anteriores e seguintes a esta "manifestação"? Pergunta díficil e pertinente!!

Eu estou contigo... todos para a rua berrar, com cartazes e buzinas para fazer muito barulho!

Imortalizando a pequena Liberdade de Quino, "uma pulga pode não conseguir morder uma locomotiva, mas pode encher o maquinista de comichão", três dias sem abastecer é estar no papel da pulga a tentar morder o metal da locomotiva mas o zé povo nas ruas a manifestar poderá dar muita comichão aos "maquinistas" deste país à beira mar-plantado :) (penso eu de que...)

by Cassiopeia

Sem comentários: